Vacinação

Um dos cuidados mais importantes que devemos ter com o nosso cão é a vacinação. Através da vacina, o sistema de defesa do animal "aprende" a produzir determinados anticorpos. A vacina contém vírus e/ou bactérias, mortos ou inativados, que NÃO causam a doença, mas ensinam o organismo a se defender dela.
Periodicamente o sistema de defesa "esquece" de como se defender, ou seja como ele deve produzir anticorpos, por isso precisamos revacinar os cães todo ano. Sem a revacinação, o animal volta a ficar desprotegido.
Com relação ao filhote é importante que o animal só seja exposto a outros lugares diferentes de sua casa e entre em contato com outros animais após ter recebido todas as doses preconizadas para esta fase.
É importante que a vacinação seja feita por um veterinário e com vacina de boa procedência e ética. As vacinas "éticas" são produzidas por laboratórios conceituados e vendidas apenas para profissionais veterinários que têm o conhecimento de como armazenar o produto e em que condições aplicá-lo. A eficácia dessas vacinas é comprovada.

As vacinas "não éticas" são vendidas para lojas ou pet shops e costumam ser aplicadas por qualquer pessoa. Sua eficácia é discutivel, pois surge várias questões tais como: Como foi feito o armazenamento? Qual o caminho percorrido pela vacina? etc. Aplicar uma vacina não ética é arriscar a saúde do animal.
Esquema de vacinação:
Em geral, são recomendadas pelo menos 3 doses de vacina polivalente, ou seja, que protege contra várias doenças, iniciando-se o programa de vacinação ao redor do 45º dia de vida. Os cachorros podem ser vacinados contra a parvovirose canina, coronavirose, cinomose, adenovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, leptospirose e raiva. Existem ainda vacinas contra doenças respiratórias, como a gripe canina ou tosse dos canis.
Um programa de vacinação-padrão não existe, apenas o médico veterinário pode recomendar qual o momento ideal da vacinação e contra quais doenças o animal deve ser vacinado. Existem importantes diferenças raciais e regionais que determinam variações no esquema de vacinação dos cachorros.
Por que seu cachorro deve ser vacinado por um médico veterinário?
Porque somente o médico veterinário está capacitado para:
Planejar o programa de vacinação adequado a cada cachorro;
Realizar um exame clínico completo antes da vacinação;
Não vacinar cachorros doentes ou debilitados;
Recomendar, quando necessário, um programa de vermifugação adequado;
Utilizar vacinas de boa qualidade e boa procedência, conservadas de modo correto;
Não prescrever ou utilizar medicamentos que possam interferir na vacinação;
Utilizar seringas e agulhas estéreis e boas técnicas de assepsia, evitando contaminações;
Conhecer as vias corretas de aplicação;
Emitir atestados de vacinação com valor legal para viagens ao exterior ou se o cachorro morder pessoas ou outros animais;
Garantir o bom resultado da vacinação.
 
Copyright © Dudu o Cão