A dentição dos Cães

É importante conhecer a cavidade oral do seu cão para que se possa detectar alterações.
Um cão adulto possue 6 incisivos superiores e 6 incisivos inferiores, 2 caninos superiores e 2 caninos inferiores, 4 pré-molares superiores e 4 inferiores, 2 molares superiores e 3 inferiores.
O dente
O dente é uma estrutura viva. Possui uma porção interna (polpa), composta por vasos sanguíneos, inervação e células responsáveis pela manutenção do dente,e uma porção externa e mais rígida, composta da dentina e do esmalte (material de maior grau de dureza do organismo animal).
Dentes de Leite
Tempo de erupção dos dentes de leite (decíduos):
Incisivos => 3 - 4 semanas
Caninos => 3 semanas
Pré-molares => 4 - 12 semanas
Os dentes de leite são semelhante aos definitivos sendo apenas mais delgados e menores em tamanho.
Dentes permanentes
Incisivos =>3 - 5 meses
Caninos => 4 - 6 meses
Pré-molares => 4 - 6 meses
Molares => 5 - 7 meses

A troca dos dentes de leite pelos permanente deve estar completa aos 8 meses.
Em caso de permanência dos dentes de leite após este prazo se deve procurar um médico veterinário para que ele possa determinar qual o procedimento adequado para evitar que a permanência do dente de leite cause problemas no desenvolvimento do dente permanente ou até que venha a favorecer o aparecimento de doença periodontal.
Doença Periodontal
Inicialmente há inflamação da gengiva e posteriormente perda do dente devido ao comprometimento de sua sustentação. As bactérias podem ainda penetrar na corrente sangüínea ocasionando danos em órgãos vitais como coração, figado e rins.
Tártaro
O tártaro é a placa bacteriana mineralizada pelos sais presentes na saliva. A presença do tártaro deixa a superfície dos dentes irregular facilitando o acumulo de mais placa, o que agrava ainda mais a doença. É importante ir ao veterinário executar um procedimento chamado tartarectomia, além de proceder uma higiene bucal em casa.
 
Copyright © Dudu o Cão