Quando compramos ou ganhamos de presente um cãozinho a primeira pergunta que fazemos é: "E agora, como devo proceder quando ele chegar em casa?"
É preciso observar alguns fatores importantes para que tudo ocorra bem para o filhote e para a sua nova família. Segue então algumas dicas que julgamos importante.
No seu novo lar, o filhote precisa ter o seu espaço bem definido; um local onde ele possa descansar; caminha ( de preferência), cobertor, tapetinho. Ele precisa saber que é aquele o seu território e que naquele espaço ele pode fazer de tudo ou quase tudo.
Quando o filhote é comprado pôr solicitação de crianças, é preciso orientá-las para responsabilidade que terão com o animal, afinal ele precisará de cuidados como dar água, comida e banhos. Distribuir responsabilidades e tarefas é bom para que elas aprendam a respeitá-las como um ser vivo e não somente como um brinquedo.
Os primeiros dias do filhote em seu novo lar devem ser tranqüilos e todos devem ser paciente e compressivos. À noite, coloque uma bolsa de água morna, um cobertor ou bicho de pelucia na cama do filhote; isto fará com que ele se sinta protegido e não reclame da falta da mãe e do resto da ninhada. Um relógio mecânico ajuda a mantê-lo calmo, pois simula os batimentos cardíacos da mãe. Uma música pode aliviar a tensão da solidão. Se ele choramingar, não o repreenda nem o leve para cama com você (a não ser que você queira que ele adquira este hábito), pois em poucos dias ele terá se acostumado a dormir sozinho durante toda à noite.
A alimentação do seu filhote não deverá ser alterada bruscamente nos primeiros dias. Mantenha a mesma oferecida pelo criador, uma vez que distúrbios intestinais são freqüentes e passageiros devido ao estresse.
Animais jovens (até o quinto mês de vida), normalmente dormem várias horas pôr dia. Não se deve incomodá-los e ou pegá-los com freqüência. Evite chamar seu nome apenas para vê-lo atender. Quando for chamá-lo, chame-o com carinho; a chamada do nome deve corresponder a uma ordem simpática e agradável.
Falar alto e gritar são atitudes inúteis, pois o sentido da audição é muito aguçado; para chamar a atenção diga apenas o nome dele em um tom de voz diferente do usado normalmente. Quando for chamar a atenção faça sempre no momento que ele cometeu o delito, pois passados alguns minutos, ele não saberá o porque está sendo repreendido.
http://br.geocities.com/canilwhitemist