O maltês é o mais antigo cão selecionado pelo homem para viver em sua companhia. Uma das suas principais características de personalidade é se amoldar ao estilo do dono. "Se você leva uma vida calma e quer um pequeno cão peludo que seja a sua cara? Compre um Maltês.Agora, se você é uma pessoa superativa e quer um pequeno cão peludo que seja a sua cara, compre um Maltês!Caso more em um lugar sossegado, com pessoas que levem uma vida pacata, será o retrato fiel dessa tranqüilidade. Por outro lado, se o lema for agitação e atividade, numa casa onde crianças pequenas transpirem o ritmo inesgotável da infância ou mesmo adultos que vivam na correria exaustiva do mundo moderno, eis um cão a todo vapor, disposto para brincar e correr o dia todo."
A origem do Maltês é bastante controversa, mas há consenso quanto à sua antigüidade. Alguns historiadores atribuem ao Maltês a inspiração para muitos desenhos e esculturas encontrados em escavações e documentos datados de 4 mil AC. Existem divergências também quanto ao país de origem do Maltês, sendo que uma corrente de historiadores defende que, na verdade, o Maltês seria um cão asiático, que teria sido levado pelos nômades para a Europa daí a sua grande semelhança com os cães asiáticos de pêlo longo como o Lhasa Apso e o Shih Tzu.
Apesar da polêmica, é certo que o Maltês tem seus primeiros registros na Europa no século XV, provavelmente advindos da ilha de Malta, na Itália, onde eram utilizados como ‘moeda’ pelos marinheiros. Sua existência no entanto, foi cercada por diversas lendas, entre elas a que atribuía a seu pêlo propriedades curativas e anti-reumáticas. Assim, não era difícil encontrar luvas ou xales feitos com o pêlo do Maltês.
A fácil adaptação ao convívio social do Maltês é decorrência do longo convìvio que esta raça tem com o homem. O Maltês foi a primeira raça com a finalidade exclusiva de ser companheiro e não de exercer funções de trabalho para o homem, isso a 4 mil anos a.C.! Com certeza o Maltês foi desenvolvido com o único propósito de ser um cão de companhia e foi amplamente adotado pela realeza européia como cão ‘de colo’. A própria rainha Maria Stuart, da Escócia os possuía e seus Malteses, na Inglaterra ,adquiriram enorme popularidade
" Hostilidade não faz parte do mundo do Maltês. Ele recebe bem qualquer visita, chega perto, abana o rabo, brinca se for convidado e fica por ali, como um legítimo cão de companhia. Tanto faz a pessoa, o Maltês a aceita na hora e isso é regra para cem por cento dos exemplares", porém sempre exitem exceções como o MILKY ! Que não suporta estranhos, late para todas as visitas, rosna se alguem chegar perto e morde se alguém tentar pegá-lo no colo :-)~ porém, mesmo sendo um pouco diferente dos outros animais da raça o MILKY é extremamente dócil com crianças e adora brincar.
O Maltês é um animal que sempre preferirá estar ao lado do dono, ele não admite ficar sozinho, mesmo que não esteja acontecendo nada ao seu redor seu desejo maior é estar ao lado do seu dono, nem que seja para dormir ;-)~ . Por ter sido desenvolvido desde sempre para ser um cão de companhia, o Maltês é uma raça extremamente adaptável ao estilo de vida de seus donos. Apesar do tamanho, não costumam ter uma vida sedentária e não gostam nem um pouco de ficar sozinhos. Normalmente passam o dia inteiro atrás dos donos onde quer que eles estejam.
É um cão bastante alerta e que pode ser utilizado como cão de alarme. Tal qualidade é praticamente desconhecida. Para segurança de uma casa nada melhor que além de um cão de guarda (um Doberman por exemplo) ter um cão de alarme (como o Pinscher ou, porque não, o Maltês).
Ele é extremamente apegado às pessoas daí ser um cão para viver perto da família. "Ele não foi feito para ficar só ou isolado no jardim, pois depende da nossa presença para ser feliz, senão pode ficar neurótico e barulhento".
Segundo o pesquisador Stanley Coren, em seu livro "A Inteligência dos Cães", o Maltês está na 59a posição, o que vai exigir dos donos maior persistência e paciência com seus malteses. O que não significa que o cão terá dificulades em aprender lições de higiene e obediência a dificuldade aparecerá quando for exigido um aprendizado mais complexo (como o de pegar o jornal e trazê-lo até em casa ;-)~ ).
A principal característica física no Maltês é a pelagem lisa e branca. Porém, todo Maltês precisa ter um toque especial... a chamada "maquiagem preta". O contorno dos olhos, os lábios e o nariz (trufa) são negros e causam um efeito contrastante com tamanha brancura. Tal contraste é que dá beleza e expressividade ao animal.
Um hábito que deve ser incorporado desde cedo à vida do Maltês é o da escovação. Só uma escovação constante (diária) pode deixar o pelo do Maltês realmente lindo como o que normalmente aparece nas fotos. A pelagem do Maltês é formada por pelos finos e macios e a única forma de se evitar os nós é a prevenção. O banho tem de ser semanal, e a secagem perfeita, caso contrário a umidade retida causa alergia.
O desafio dos criadores é conseguir duas metas : o branco puro, sem manchas alaranjadas e a pigmentação bem preta. O padrão da raça é rigoroso com tais características, traços alaranjados causam a impressão de sujeira e apesar de admitidos, constituem uma imperfeição. Manchas definidas, desqualificam o exemplar. A cor marfim pálida, na qual o branco perde o tom brilhante, também é aceitável, porém nunca almejada. Quanto à maquiagem preta, o padrão também é rígido, considerando a ausência de pigmentação nas pálpebras ou na trufa como desqualificações e exigindo que os lábios sejam "rigorosamente pretos".
A pigmentação característica do Maltês não vem desde o nascimento, nos filhotes "O nariz, os olhos e os lábios são cor-de-rosa". "Durante a primeira semana começam a aparecer manchinhas pretas neles." Na maioria dos Malteses a pigmentação está completa aos dois meses.
A pelagem branquíssima também não é uma condição inerente aos filhotes as ninhadas costumam ter um índice de filhotes com nuances alaranjadas que varia de 10 a 40%. É normal.entre dois e seis meses, elas desaparecem dando lugar ao desejado branco puro.
Conhecido pela pelagem lisa e longa até o chão, que se vê estampada nas fotos de revistas, nos canis de criadores profissionais e nas exposições de beleza, o Maltês chega a ser temido pelo trabalhão sugerido pela abundância do seu manto. De fato, se mantido - como pede o padrão - com os pêlos longuíssimos alcançando o solo. Porém aqueles que terão o animal somente para companhia não precisam serguir o rigor da pelagem longa. Mesmo porquê entre os proprietários de malteses que não são criadores a preferência é pela pelagem curta (VEJA AS FOTOS DOS MILKY DA MEGUIE E DE SEUS AMIGUINHOS)."Com o Maltês tosado, basta uma escovação semanal e um banho quinzenal, que levará 30 minutos contando a secagem". "Além da economia de tempo, o pêlo aparado dá mais liberdade ao cão, que pode brincar no jardim e andar no chão da rua sem ficar imundo".
Para quem, no entanto, não se importar muito com o comprimento do pêlo, a alternativa mais saudável é deixá-la mais curta, dando mais liberdade de movimentos para o cão e economizando no tempo da escovação. Até os criadores, na maioria, só mantêm peludos os cães que estão freqüentando as pistas.
Seus pêlos finos e macios requerem escovação diária para não embaraçar, e feita com cuidado, senão quebram e ficam com um aspecto repicado.
O banho tem de ser semanal (para os animais de pêlo mais longo), e a secagem perfeita, caso contrário a umidade retida causa alergia e infestações de fungos.
Resumo técnico do CBKC: Maltês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1. - Bichons e Assemelhados; padrão 065; país de origem: Itália; nome de origem: Maltese; utilização: companhia. Clique e veja o padrão oficial da raça